sábado, 20 de outubro de 2007

A importância da Disciplina

Disciplina. Esta é, talvez, a palavra mais importante para aquele que se dedica a estudar para concursos públicos. O desafio é longo e o ritmo de estudo sofre alterações ao longo do tempo. Em alguns momentos nos sentimos muito motivados, com o desejo de empregar cem por cento da nossa energia disponível nos estudos, na aquisição de novos conhecimentos. Logo adiante, entretanto, lá estamos nós duvidando da nossa capacidade, questionando os nossos objetivos e nos perguntando: será que vale a pena tanto esforço? Só mesmo com muita disciplina para manter-se estudando e, mais do que isso, para manter-se acreditando, mesmo diante de tantas oscilações.

Não estou aqui querendo passar receita de bolo. Não sou muito fã de auto-ajuda, nem me acho em condição de dar conselhos a ninguém. Pelo contrário, me vejo diariamente acometido por estas mesmas angústias. Mas este tema me fascina e gostaria de expor a minha opinião.

Vejo a disciplina como o elo entre a vontade e a ação. A vontade, como um desejo de agir de determinada forma, existe apenas no plano do pensamento. O que efetivamente transforma o mundo é a ação. Grandes idéias ou grandes sentimentos, sem ação, logo, desaparecem. No nosso caso, vontade de estudar é pressuposto, mas apenas o estudo efetivo te colocará para frente. Além disso, uma tendência a agir de determinado modo apenas se consolida em nós, à proporção que efetivamente agimos. Ou seja, quanto mais estudamos, mais consolidamos a nossa vontade de estudar e moldamos em nós mesmos os nossos objetivos. Algo como o ditado popular: o hábito faz o monge. Por isso, siga em frente concursando. Não desista. Acredite que todo o esforço será compensado com o resultado final: a aprovação! É ela que deve te motivar. Não deixe que as dúvidas surgidas ao longo do caminho te desviem de seu objetivo. O melhor antídoto contra elas é o estudo.

É isso. Mãos à obra!"




Um comentário:

Marcus Lopes disse...

Simplismente fantástico. Simples, mas direto e profundo. Minha querida, você não precisou escrever um livro de 500 páginas para dizer que basta disciplina; que ela é o elo entre vontade e ação.
Como dizia Albert Einstein: "Devemos simplificar tudo, até que uma criança possa entender perfeitamente o mais "difícil" assunto.
Adorei!!!